Mauro Veríssimo
"À minha Bella, a mulher mais admirável dos jardins dos meus sonhos. Minha vida, a ti pertence."
Textos
O Homem e o Universo!


A foto não é minha, trata-se de um papel de parede, proveniente dos sistemas da "Microsoft Corporation®". Porém, para o momento, achei oportuno.

Imaginar que moramos numa galaxia considerada pequena, com apenas 300 bilhões de estrelas e que, cada estrela pode ter ou não, um número infinito de planetas e que, esses planetas poderão ter infinitos números de satélites naturais, (vide Júpiter com mais de 70!). E que, por fim, semelhantes a essa ilustração de uma galaxia, temos bilhões de outras galaxias, maiores ou menores, no universo em que moramos!

Sim! No universo em que moramos, astrônomos como Neil deGrasse Tyson, (aluno e sucessor do mundialmente famoso Carl Sagan), informam a possibilidade de o universo que conhecemos ser apenas um dentre milhares que existem no "Multiverso", (Teoria que fala que, assim como as galáxias, há um número infinito de universos além do nosso).

Caso tenham entre 40 e 50 anos como eu, lembrarão do programa "Cosmos", que foi a série pioneira a ensinar ao público base as regras do universo de forma didática e fácil de compreender. Sou fã desses dois astrônomos e acredito e divulgo a teoria deles.

Pois bem, voltando para o nosso quintal, viu como somos pequenos diante o que existe a nossa volta? E como somos infinitamente grandes em relação a bactérias, vírus e demais micróbios?

Gigantes e minúsculos ao mesmo tempo, parece engraçado, mas é a forma de dizer que somos apenas uma de milhares de formas de vida que existem no que chamamos de lar. E somos mais de 7 bilhões deles! O "Crescei e Multiplicai" foi seguido ao pé da letra. Desculpe a brincadeira, mas todo esse pensamento é para falar o seguinte:

"- Somos 1 dentre mais de 7 bilhões de pessoas que moram num planeta junto de mais 8 outros que circundam um estrela que forma um sistema planetário que, junto a bilhões de outros sistemas planetários, formam uma galáxia que, junto a bilhões de outras galaxias, formam o universo que conhecemos dentro da possibilidade de infinitos outros universos existentes, com suas respectivas galaxias, estrelas, planetas e satélites dentre outros."

"- Então dessa forma, por que eu tenho que ser melhor do que você ou você melhor do que eu?"

"- Por que o que eu faço, escrevo, sinto e falo tem que ser melhor avaliados, sem um estudo prévio, do que as mesmas coisas que você faz, escreve, sente e fala? E vice e versa."

"- Por que eu tenho que estar irredutivelmente certo e você errado ou você com a rasão e eu não?

"- Por fim, por que a arrogância, prepotência e individualismo humano fazem com que sejamos egoístas o suficiente para querermos sempre ser o centro de tudo e não revesarmos o posto com outros como deveria ser?"

Honestamente, vejo a vida a nossa volta e, a cada instante pergunto se não peguei o caminho errado e caí aqui neste planeta por engano, pois tudo o que acredito ser o certo, está errado e o errado é o certo nos dias de hoje. Emissoras de Rádio e Televisão vomitam pútridos diariamente, degenerando uma sociedade já estagnada e fragilizada por falta de valores e de mentores, além de grandes líderes para nos guiarem para um ambiente mais humano, mais digno, em que todos possam ser um e que um... Possa ser todos!

Que cada um possa fazer a sua parte como quiser, mas que sempre seja vista a possibilidade do outro, que todos possam ver o mesmo por do sol, da maneira que lhes for melhor conveniente, sem ofuscar o visual de quem está ao seu lado. Seria tão difícil imaginar um horizonte de eventos dessa forma?

Acredito na possibilidade de podermos mudar, pois temos que mudar nossos pensamentos, valores e atitudes! Nós estamos chegando a um ponto em que o caos reinará de tal forma entre as pessoas que, passaremos a viver numa completa selvageria, numa total irracionalidade e da possível extinção, das mais diversas formas já que, infelizmente, para matar o ser humano tem uma mente bem fértil.

Somos grandes para construir nosso universo, se pensarmos grande e pensarmos juntos, até um vírus consegue o seu objetivo quando consegue entrar num hospedeiro, todos unidos em uma só causa. É vergonhoso imaginar que nós homo-sapiens também não conseguimos fazer o mesmo, (e nem precisamos de um hospedeiro para isso!). Precisamos apenas nos unir, pensar em comum e nos ajudar, vivendo respeitando aquilo que acreditamos sem descreditar o outro, para o bem maior da humanidade e para o universo que contemplamos.
Mauro Veríssimo
Enviado por Mauro Veríssimo em 11/06/2020
Alterado em 11/06/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários